Prefeitura lança o site oficial do turismo em Ouro Preto


Plataforma será referência sobre a cidade para turistas, moradores, pesquisadores e empresários

Ouvir conteúdo
Por GREIZA TAVARES.em 09/08/2019

A Prefeitura de Ouro Preto lançou na última quarta-feira, 7 de agosto, o site oficial do turismo do município durante o Festival de Turismo de Ouro Preto, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. O site faz parte do projeto denominado “Sistema Integrado de Informações Turísticas” (SINFOTUR).

Acompanhando uma tendência mundial, na qual o turismo e a tecnologia da informação estão cada vez mais próximos para a geração de ferramentas e meios de difusão e divulgação de destinos e atrativos turísticos, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, juntamente com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) lançará o projeto “Sistema Integrado de Informações Turísticas” (SINFOTUR). Esse projeto irá proporcionar aos visitantes e moradores uma nova ferramenta turística, de fácil manuseio e grande interatividade, através de uma linguagem multimídia.

A plataforma pretende ser uma referência sobre Ouro Preto para os turistas que almejam visitar a cidade, assim como para os moradores, pesquisadores e empresários que desejarem ter acesso às informações oficiais sobre as questões turísticas no município, ampliando assim a interação com a comunidade.

O site irá conter informações históricas sobre Ouro Preto e seus principais atrativos turísticos, como museus, igrejas, recursos naturais e distritos. Também haverá dados detalhados sobre hotéis, pousadas, restaurantes, lojas, feiras e outros estabelecimentos comerciais. Além disso, o usuário do site terá acesso aos mapas da cidade e como chegar aos seus principais pontos turísticos; poderá ver o calendário com todos os eventos ao longo do ano e as principais notícias sobre Ouro Preto.

Todas essas informações foram coletadas através do INVTUR – Inventário da Oferta Turística, em parceria com a Completur Jr.– empresa júnior do curso de turismo da UFOP. Os dados do inventário são obtidos através do levantamento, identificação e cadastro dos atrativos e serviços turísticos prestados na cidade (como hospedagem e alimentação, por exemplo) com visitas e entrevistas com responsáveis.

A turismóloga do Município, Fabiana Nonato, explica que esse projeto vem sendo trabalhado com a equipe de forma intensa. “Há mais de um ano, a equipe do Departamento de Turismo, juntamente com o STI, vem trabalhando arduamente no projeto de criação do SINFOTUR”, disse. Para Fabiana, o sistema é muito importante, pois além de ser uma ferramenta de gestão do turismo, irá atender a todos que desejarem saber detalhadamente sobre o turismo na cidade. “O projeto servirá de base para todas as pessoas, bem como agências de viagens e operadoras interessadas em obter informações do município, por isso estamos focados neste projeto e a meta é ter noventa por cento da nossa oferta turística inventariada até o final deste ano”, afirmou.

O gerente de TI, Rafael Gomes, explica como a Prefeitura de Ouro Preto, por meio do setor de Tecnologia de Informação, vem criando e desenvolvendo soluções de sistema e aplicativos, como o site do Turismo. “Estamos desenvolvendo algumas soluções por conta própria, ou seja, criado pela prefeitura, para não gerar custos para o município. A ideia é a consolidação de ferramentas dentro do setor público, nesse sentido, o SINFOTUR, é um grande projeto que vem sendo desenvolvido em parceria com a equipe técnica da Secretaria de Turismo, construído de acordo com a demanda real para o inventário turístico da cidade. Para isso, foi criado um banco de dados próprio, juntamente com o projeto do site do turismo, adaptado conforme o que a equipe entende ser a melhor forma para divulgarmos todas as informações de forma centralizada”, declara, Rafael Gomes.  

Para o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, é de grande importância para o turismo de Minas Gerais e para o turismo brasileiro lançar o site oficial de turismo da cidade, dentro do Festival de Turismo de Ouro Preto. “Com um site moderno, com mais conteúdo, o site oficial de Turismo de Ouro Preto todas as informações com uma linguagem mais fácil e rápida, trabalhando o marketing de destino com belas fotografias das atratividades e dos distritos. O site é a primeira ação de um sistema integrado de informações turísticas que é um trabalho da equipe técnica do Departamento de Turismo, para seguirmos a linha de Cidades Inteligentes (Smart Cities), integrarmos futuramente, a aplicativos e totens interativos nos monumentos, e acompanhar o novo turismo, que chamamos de digital, com tecnologia para recepcionar o turista e vender melhor destino Ouro Preto, e esse é o momento ideal para divulgarmos essa conquista!”, salienta, Felipe Guerra.

O site do turismo de Ouro Preto pode ser acessado por meio do endereço: turismo.ouropreto.mg.gov.br

Alerta Meteorológico

Estado de atenção
 
  
 
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×