Prefeitura inaugura o “Espaço Capoeira e Juventude”

Notícia publicada em 01/08/2019
por Victor Stutz

Espaço foi inaugurado na terça-feira, dia 27 de julho. Ane Souz
Imagem: Ane Souz

As crianças e jovens de Ouro Preto agora têm mais um espaço para a prática de lazer e atividades educativas. Foi inaugurado no dia 27 de julho o “Espaço Capoeira e Juventude”. O local sediará o Complexo Municipal da Juventude, coordenado pelo comunicador e ativista Teko Rosa, e abrigará também as atividades da Associação Desportiva e Cultural Cativeiro Capoeira de Ouro Preto (ADCCC), sob a direção do Mestre Kalungêe.

Localizado em frente ao Paço da Misericórdia, área de fácil acesso da cidade, o “Espaço Capoeira e Juventude” foi criado no intuito de contribuir para fortalecimento da identidade e a preservação da cultura da comunidade afro-descendente de Ouro Preto, reforçando uma nova visão sobre o papel do negro na história de Minas Gerais e realçando sua importância na formação da cultura nacional.

O secretário Zaqueu Astoni, de Cultura e Patrimônio, lembra que “a capoeira é um patrimônio imaterial do Brasil”, e que “a ação do município vem referendar todo o apoio à cultura, ao esporte e às atividades sociais que são ligadas à capoeira”.

Já o coordenador do Complexo Municipal da Juventude, Teko Rosa, explica que o espaço deverá tornar-se “um ponto de encontro da juventude com a cultura, a arte e o desenvolvimento social”. Teko ainda destacou que “a Associação Desportiva e Cultural Cativeiro já promove a inclusão artística e cultural na cidade há 35 anos, o que justifica a parceria deste respeitado grupo na formação deste novo centro de pesquisa, estudos e prática da capoeira”.

Além da capoeira, também serão oferecidas aulas de dança, expressões e musicalidade, cursos e oficinas artísticas.

Mais informações pelos telefones: 3559-3341 (Secretaria de Turismo), Teko (98690-1685) ou Kalungê (98513-8464)