Ouro Preto celebra o dia municipal dos surdos

Notícia publicada em 18/04/2017
por Notícias PMOP

Ouro Preto comemora hoje, 18 de abril, o dia municipal dos surdos. A lei, criada em 2016 sob autoria do vereador Chiquinho de Assis, tem como objetivo fomentar a cultura surda na região e, sobretudo, lembrar a comunidade sobre importância de lutar por programas e legislações que visam incluir ainda mais os surdos na sociedade ouro-pretana.

Em virtudes desta comemoração, a Associação dos Surdos de Ouro Preto (ASOP) participará da tribuna livre na reunião da Câmara Municipal de hoje, às 16h30.

Guilherme Santos de Almeida e Priscila Almeida, membros do ASOP, serão os representantes para falar do trabalho que a entidade vem desenvolvendo nos últimos anos e da importância em se celebrar esta data. De acordo com Priscila Almeida, membro do Conselho Fiscal da ASOP, estima-se que na cidade de Ouro Preto e distritos, existam 90 surdos.

Associação dos Surdos de Ouro Preto (ASOP)

Criada em 18 de abril de 2015, a ASOP nasceu devido a um grupo de surdos, composto por seis pessoas. A ideia era organizar uma associação capaz de lutar pelos diretos dos surdos, difundir as libras na Região dos Inconfidentes e reunir pessoas que possuem essa deficiência.

Diante deste propósito surgiu a ASOP, uma instituição sem fins lucrativos, que também oferece eventos, palestras e oficinas para dar apoio aos surdos. Qualquer pessoa pode participar do grupo. Os interessados devem enviar um whatsapp para o número (31) 98642-4805 informando o interesse.