Alunos de Glaura realizam visita à Mina Chico Rei e Igreja de Santa Efigênia.

Parte da disciplina de artes da Escola Municipal Benedito Xavier, a visita visa promover a interação dos alunos com a cidade e despertar o sentimento de pertencimento ao patrimônio.

Notícia publicada em 10/07/2019

Alunos visitam a Igreja de Santa Efigênia.
Imagem: Ane Souz

Texto: Júlia Massa

Nos dias 4 e 11 de julho, 94 alunos do Ensino Fundamental II (6° ano 9° ano) da Escola Municipal Benedito Xavier, localizada no distrito de Glaura, realizaram visitas à Mina Chico Rei e à Igreja de Santa Efigênia. A visita é parte do conteúdo da disciplina de artes lecionada pela professora ouro-pretana, Dalila Xavier. As excursões visam contribuir para a interação dos alunos com o tema “Congado” trabalhado na disciplina durante o bimestre e com isso promover o conhecimento e a valorização das Manifestações Populares na escola.

A professora ressaltou a importância em promover o contato direto dos alunos com esses lugares. “Como professora, considero de extrema importância que os alunos possam conhecer a Mina Chico Rei, bem como as Igrejas de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, uma vez que estes três patrimônios fazem parte do contexto histórico do conteúdo abordado na disciplina”, afirmou Dalila. Além disso, as visitas vão diretamente ao encontro da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas.

A Prefeitura de Ouro Preto cedeu o transporte para os alunos, direção, professores e demais funcionários da escola que acompanharam a visita. Kedison Ferreira, representante da Guarda de Moçambique do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia de Ouro Preto, também estava presente para uma troca de experiência com os alunos. O passeio promoveu a integração dos alunos com Ouro Preto, despertando neles a noção de pertencimento em relação ao patrimônio da cidade onde vivem.