Escalador de Ouro Preto concorre a prêmio brasileiro por conquista de montanha na Argentina

Notícia publicada em 20/04/2017
por Notícias PMOP

Fábio Melo, escalador ouro-pretano, é indicado ao Mosquetão de Ouro pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada. A indicação se deve a conquista do Cerro Três Picos Del Amor, uma montanha de 5.100 metros localizado na região de Portillo, próximo a Arenales, nos Andes Centrais na Argentina. Foram 4 dias de aproximação e escalada sobre o gelo e frio de 26º negativos.

Além de Fábio, outros dois mineiros participaram da escalada e concorrem ao prêmio, Felipe Dias e Frederico Moreira. “No ano de 2015 fizemos uma conquista de uma via bem expressiva nos Andes Argentinos e a batizamos como Los Inconfidentes. Em 2016, retornamos para a conquista do Cerro Tres Picos del Amor. Foi uma conquista complicada devido ao frio, pegamos noites que marcaram 26º negativos”, afirma Fábio Melo.

A ascensão aconteceu entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2016 e os escaladores não utilizaram nenhuma proteção fixa para a conquista.

O prêmio Mosquetão de Ouro reconhece anualmente a atuação de atletas e personalidades, em diversas áreas de atuação do montanhismo, que explorando os limites do possível ajudam a aperfeiçoar as organizações do montanhismo.

Para votar, basta acessar a página Rio nas Montanhas (link: http://www.rionasmontanhas.com/votacao-categoria-montanhismo/) e clicar na primeira opção: Felipe Dias, Fábio Melo e Frederico Moreira. O link fácil também está disponível no Portal da Prefeitura de Ouro Preto.

A votação se encerra no dia 30 de abril de 2017.

Fábio Melo

Fabio Melo iniciou no montanhismo ainda criança. Aprendeu o rapel quando escoteiro em Ouro Preto até conhecer a escalada. Em 2010, como soldado Fuzileiro Naval, foi o primeiro brasileiro classificar para os Jogos Mundiais Militares de Inverno, na Itália. Em Ouro Preto, é responsável pela abertura de quase 100 das 120 vias de escalada esportiva, permitindo o acesso de outros escaladores e incentivando a prática da modalidade na região.

Fábio ainda é irmão do ciclista Kilder Melo, que recentemente conquistou a medalha de prata no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2017, na Colômbia.