Notícia publicada em 14/08/2023
por Nízea Coelho
Na última sexta-feira, 11, o II Seminário Municipal de Políticas Públicas para a Juventude encerrou a programação da Semana Municipal da Juventude, uma iniciativa da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O evento final ocorreu no anexo do Museu da Inconfidência e contou com a participação do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo. Também compareceram a vice-prefeita Regina Braga, o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, a diretora de Políticas Públicas para a Juventude e Cidadania, Lívia Oliveira, o vereador da Câmara Municipal de Ouro Preto, Matheus Pacheco e o representante da Secretaria de Fazenda de Nova Lima, Cristiano Gomes.
O prefeito falou sobre a construção de políticas públicas, da importância do diálogo nos programas para os jovens e sobre temas essenciais como o passe livre: “É na hora do debate que se entende o que é política pública, as prioridades e os caminhos possíveis, tem muita coisa boa para a juventude”, disse Angelo.
No período da manhã, o debate da primeira mesa foi sobre o tema “Passe livre para jovens ouro-pretanos: como construir essa realidade?”. Já à tarde, a palestra envolveu o representante do Núcleo de Apoio à Vida de Ouro Preto (NAVIOP), Ricardo Gontijo, que falou sobre juventude e saúde mental. Os jovens também puderam participar da Trilha do Conhecimento, um exercício de autocuidado.
“A nossa gestão tem priorizado a juventude, que é muito importante. Cuidando de vocês, cuidamos das próximas gerações. O Programa Jovens de Ouro 2.0 é maravilhoso, a Lívia e a equipe, que se empenham em prol da juventude, e o vereador Matheus é uma grande potência”, ressaltou a vice Regina.
No final do seminário, alguns encaminhamentos foram propostos para atender as necessidades dos jovens, como tarifa única do transporte público, ampliação de horários de ônibus, maior quantidade de veículos e capacitação de motoristas sobre a Lei da Parada Segura.
Durante a Semana Municipal da Juventude, entre 7 e 10 de agosto, a equipe do Programa Jovens de Ouro 2.0 e o vereador Matheus Pacheco percorreram os distritos de Amarantina, Santa Rita, Antônio Pereira e Cachoeira do Campo para a palestra “O que são políticas públicas e nosso papel como indivíduo para promovê-las”. Na programação, ainda, uma dinâmica conduzida pela equipe do programa: a assistente social Izabella Rocha, a pedagoga Josiane Jerônimo, a psicóloga Paula Gontijo, os educadores sociais Ryan dos Santos Estevam e Suelen Santos, e a coordenadora Paloma Júnia.
Buscando o protagonismo do público, participaram das atividades da Semana Municipal da Juventude aproximadamente 300 jovens, entre 15 e 18 anos, alunos da Escola Estadual Major Raimundo Felicíssimo, Escola Estadual José Leandro, Escola Estadual de Antônio Pereira e Escola Estadual Padre Afonso de Lemos.
A diretora de Políticas Públicas para a Juventude e Cidadania destacou a parceria com o CRAS Volante e os laboratórios de informática, que já estão prontos para uso em vários pontos da cidade e dos distritos. Ela anunciou também que a próxima iniciativa da Pasta será a inauguração da Casa da Juventude, prevista para 23 de agosto.
No encerramento da Semana Municipal da Juventude, houve também uma dinâmica realizada com a parceria de instituições, equipamentos socioassistencial e projetos. Os jovens presentes ainda se informaram sobre ações como a Ouvidoria Feminina da UFOP, CRA LGBT+, Saúde da Família, Projeto Conviver, CAPS IJ e Embaixada Politize Ouro Preto.
O II Seminário Municipal de Políticas Públicas para a Juventude contou com envolvimento e presença de estudantes da Escola Estadual Dom Pedro II e da Escola Estadual Horácio Andrade e, ainda, de jovens de Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Amarantina e Santa Rita. Participaram também a secretária adjunta de Educação, Silvia Teixeira, a diretora de Inclusão, Diversidade e Territorialidade, Silvana Braga, o Superintendente Regional de Ensino, Fabrício Bicalho, a diretora de Proteção Social Básica, Rigeli Mapa, a coordenadora do Centro POP, Tayana Lopes, as equipes dos CRAS São Cristóvão, Padre Faria, Cachoeira do Campo e Volante, e da Vigilância Socioassistencial, CREAS, Guarda Municipal, além de professores e demais interessados nas pautas.
Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz