Notícia publicada em 08/08/2023
por Nízea Coelho
Ontem, dia 07 de agosto, foi realizada no auditório do gabinete da Prefeitura de Ouro Preto a capacitação de conselheiras para atuação nos 24 conselhos municipais. A capacitação também teve o objetivo de incentivar a participação das mulheres nos conselhos. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).
Participaram conselheiras de diversos conselhos, além de algumas secretárias executivas e mulheres interessadas pela temática. Na abertura do evento, a conselheira do COMDIM, Aline Pena Testasicca Silva, falou da importância de se capacitar conselheiras para qualificar a sua atuação e da participação de mulheres nos conselhos municipais para levar e discutir as suas demandas.
O evento contou com a palestra de Silvana Vanessa Peixoto, diretora da Casa dos Conselhos, sobre o que é ser conselheira e iniciou esclarecendo que um Conselho é um órgão público, de participação democrática, para a atuação da Sociedade Civil na gestão pública, propondo e fiscalizando as políticas públicas e os gastos dos recursos públicos. Falou, ainda, que uma conselheira precisa atuar e ocupar os conselhos das mais diversas áreas, exercer a cidadania, conhecer a cidade onde mora, levar as suas demandas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da coletividade.
Silvana destacou que o Município de Ouro Preto tem atualmente 24 conselhos em atuação e que totalizam 484 conselheiros, destes, 250 são mulheres e 248 são homens, e que as mulheres ocupam mais conselhos ligados à defesa da criança e do adolescente, assistência social, educação, alimentação escolar, segurança alimentar e de defesa das pessoas com deficiência, entre outros dessa natureza, enquanto os homens ocupam, em maior número, os conselhos de desenvolvimento ambiental, saneamento, transporte e trânsito e desenvolvimento econômico, entre outros.
O evento teve, também, a palestra de Bruna Camilo, superintende do Consórcio Mulheres das Gerais, que falou sobre o trabalho do Consórcio, a importância do acolhimento das mulheres vítimas de violência, da necessidade de participação nos mais diversos movimentos populares e da necessária participação das mulheres nos conselhos municipais, não somente naqueles ligados ao cuidado, como ficou constatado no Município de Ouro Preto, mas de todas as áreas em que os conselhos atuam, para que possam contribuir de maneira qualificada e diferenciada na formulação e implementação das políticas públicas para o desenvolvimento da sua cidade.
Para Silvana Peixoto, a avaliação do evento foi positiva, pois foi um momento rico de troca de experiências entre as participantes, que solicitaram que essa capacitação fosse estendida para todas as novas conselheiras.
Texto: Silvana Peixoto / Revisão: Nízea Coelho