Notícia publicada em 07/08/2023
por Nízea Coelho
A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) vai oferecer uma programação especial de visibilidade e reflexão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua, em 19 de agosto.
A “Semana da Luta da Pessoa em Situação de Rua - Eu vejo vocês” ocorrerá entre 14 e 18 de agosto, e conta com o apoio da equipe do Centro POP, que inclui assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, que promoverão atividades como oficinas, rodas de conversa, jogos recreativos e exposição de artesanatos feitos pelos usuários, para as pessoas que vivem nesse contexto e, também, para o público em geral.
O Centro POP busca ser uma casa de acompanhamento para as pessoas em situação de rua, para que estas possam ter mais dignidade e cidadania, além de encaminhamento para obtenção de segunda via de documentos, atendimento psicossocial e espaço para alimentação e higiene pessoal.
O Centro POP ainda oferece atendimento, acompanhamento, escuta qualificada, orientação na perspectiva de construção de novos projetos de vida e no restabelecimento de vínculos familiares e comunitários, e encaminhamento para o Sistema Nacional de Emprego (SINE).
O Centro POP conta com parceria de CREAS, CRAS e com o Posto de Saúde. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fornece recursos materiais e equipe técnica, bem como supervisiona o pleno e adequado funcionamento do espaço, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Padre Tobias, nº 109, no bairro Antônio Dias.
Programação da “Semana da Luta da Pessoa em Situação de Rua - Eu vejo vocês”
14 de agosto (segunda-feira)
Roda de conversa com o tema “Viver é melhor opção” e prevenção ao suicídio
Horário: das 10h às 11h30
Convidado especial Núcleo de Apoio a Vida de Ouro Preto (NaviOP) e Ricardo Campolim
Momento musical e café especial às 11h30
Documentário “A rua existe e resiste”, sobre o Movimento da População em Situação de Rua. A escolha do documentário é para entender as políticas públicas destinadas a essa população, direitos e inclusão social.
Horário: 14h
Oficina de Oratórios e Pintura com os educadores sociais
Horário: 15h
Local: Centro POP
16 de agosto (quarta-feira)
Visita pedagógica com os educadores sociais
Caminhada, jogos recreativos e futebol
Horário: das 10h às 13h
Lanche: 11h30
Local: Parque das Andorinhas
17 de agosto (quinta-feira)
Roda de conversa com o tema “Consequências do Abuso do Álcool e outras drogas” com mediação do psicólogo Paulo Francisco, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs AD)
Horário: das 10h às 12h
Sessão de cinema com o filme “Os Intocáveis” (com possibilidade de mudança) e mediação com os educadores sociais
Horário: 14h
Local: Centro POP
18 de agosto (sexta-feira)
Exposição de arte e dos trabalhos manuais realizados pelos usuários do Centro POP e dinâmica de grupo/socialização
Horário: das 10h às 12h
Café especial: 10h
Almoço especial: 12h30
Encerramento: 15h
Local: Centro POP
Texto: Juliana Rodrigues - Revisão: Victor Stutz