O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, polo de referência da proteção social especial de média complexidade, destinado à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal e/ou social por violação de direitos.
Considera-se violação de direitos a ação ou omissão intencional ou não, capaz de ofender a integridade física, psicológica, moral, sexual, cultural, patrimonial de crianças e adolescentes, pessoas idosas e deficientes; mulheres no âmbito das relações domésticas.
Objetiva-se a superação da violação de direitos, através da oferta de serviços, programas e projetos para contribuir na reconstrução de vínculos familiares e comunitários, na defesa de direitos, no fortalecimento das potencialidades e aquisições, garantindo a proteção das famílias e indivíduos.
Compreende também, a oferta de serviços para cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto nas modalidades de Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida, de modo a permitir aos adolescentes que cometeram atos infracionais, a superação das vivências negativas ao desenvolvimento humano, por meio de um plano pedagógico de caráter educativo, reparador e socializador.
Os serviços ofertados pelo CREAS contam com Equipe Técnica especializada formada por Assistentes Sociais, Psicólogos, Advogados e Pedagogos, além do suporte de Educadores Sociais, Profissionais do Setor Administrativo e Serviços Gerais, que são orientados pelo Chefe de Departamento.
Aos usuários dos serviços são garantidos orientação e acompanhamento jurídico-social, psicossocial, propiciando uma acolhida e escuta qualificada, no sentido de interromper os padrões de violências e potencializar a função protetiva das famílias.
Além de vários órgãos de proteção, as demandas poderão ser encaminhadas por qualquer pessoa que tenha conhecimento de situações de violação de direitos, garantido o sigilo.
Público alvo: crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência.
Exemplos de atendimento:
Serviço de Proteção Especial à Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência;
Atendimentos a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto: Prestação de Serviços à Comunidade e/ou Liberdade Assistida;
Violência Intrafamiliar (física, psicológica);
Negligência, abandono;
Violência Sexual, Patrimonial, entre outras;
Trabalho Infantil;
Trabalho Escravo;
Entre outros.
O CREAS está localizado na Avenida JK, n°150, no bairro Bauxita, em Ouro Preto – MG – CEP: 35.402-179, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os contatos poderão se dar por e-mail: creas@ouropreto.mg.gov.br e/ou através de telefone: (31) 9 9231-2356, (31) 9 9231-1897 e (31) 9 9231-1961.