Prefeitura Itinerante encerra 2018 com 12 bairros atendidos e grandes parcerias celebradas

Por Gilson Martins.em 19/12/2018

Os dois postes da esquerda foram retirados
Imagem: Ane Souz

O ano de 2018 foi marcado pelo trabalho do projeto inédito da Prefeitura de Ouro Preto e que vem dando respostas positivas por onde passa, sendo comprovada pelos depoimentos voluntários dos moradores. Nove edições e doze bairros atendidos, mesmo em momento de encolhimento de receita e falta do repasse de recursos pelo governo do Estado que ultrapassa 29 milhões de reais.

O projeto Prefeitura Itinerante tem se destacado muito em uma área social importante em nossa cidade, a mobilidade urbana. Manutenção e construção de passeios e meio-fios, manutenção de vias, implantação de redutores de velocidade, sinalização e limpeza do entorno são as ações mais percebidas em todos os bairros já atendidos.

No bairro São Francisco, atual área de ação do projeto, a comunidade já comemora a retirada de dois postes de energia que estavam na rua Vereador Miguel Alves Pereira que impediam, por exemplo, a subida de transporte com materiais de construção e até mesmo o caminhão do Corpo de Bombeiros e ambulância do SAMU, caso fosse necessário.

A parceria do Prefeitura Itinerante com a Cemig tem produzido esses resultados que beneficiam as comunidades por onde o projeto passa. O São Francisco é um exemplo deste compromisso na prestação de serviços públicos. Os coordenadores do projeto entraram em contato com a Cemig e foram recebidos por Evaldo Ramos de Oliveira, supervisor de serviço de campo.

Evaldo conta que foi realizada uma análise e houve uma conjunção de atores positivos que permitiram a volta do poste para o outro lado da via e desobstruindo a circulação de veículos maiores para o bairro, ação muito comemorada pelos moradores. De acordo com o supervisor, o equipamento havia sido colocado à direita da via após risco de deslizamento de talude do bairro para a rua Padre Rolim. Ao fazer a análise, pode-se constatar que não há mais este risco e o poste voltou para o local de origem. A Cemig também é parceira do Prefeitura Itinerante na poda de árvores que podem provocar riscos de danos à rede elétrica.

Outros parceiros também são importantes neste projeto, como o Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal (por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC), Polícia Militar, Famop, Intercampo, Quantun entre outros.

No bairro São Francisco:

O Prefeitura Itinerante entrou no bairro São Francisco no dia 04 de dezembro fazendo diagnóstico e já com as equipes de limpeza e manutenção. Já no início dos trabalhos, aconteceu a retirada dos postes que tanto incomodavam os usuários.

Na quarta feira da semana passada, aconteceu a reunião com a comunidade, quando o prefeito Júlio Pimenta e equipe da prefeitura, incluindo os coordenador do Prefeitura Itinerante, estiveram apresentando aos presentes como o trabalho foi idealizado para o bairro, os resultados das ações até o momento e também a situação econômica crítica do Município, mas que não desanima a equipe, pois os resultados no bairro São Francisco são positivos. Nesta reunião, também foi definido pelos presentes o local de implantação da academia ao ar livre que atendera todo o bairro, que é um dos maiores do centro de Ouro Preto.

Ao mesmo tempo, as dúvidas e colocações dos moradores foram ouvidas e o entendimento foi importante para a continuidade das ações, que serão entregues na sexta feira, 21 de dezembro com o Dia D, marcado para início às 15 horas.

Continuidade do Prefeitura Itinerante em 2019:

Após finalizado o trabalho no São Francisco, parte da equipe entra em recesso e o projeto será suspenso até janeiro. Uma agenda foi predefinida na última reunião com a Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto (Famop), sendo que o próximo bairro a ser contemplado é o São Sebastião. A proposta da equipe é deixar tudo pronto para a festa do padroeiro.

Na página da Prefeitura de Ouro Preto (www.ouropreto.mg.gov.br) e também nas redes sociais é possível entender melhor o projeto, conferir as edições anteriores, fotos, depoimentos entre outros.

Álbum de fotos