Ouro Preto celebra Novembro Negro

Por Gilson Martins.em 08/11/2018

Texto: Sidnéa Santos

Ouro Preto celebra de 01 a 30 de novembro o “Novembro Negro 2018”, com o tema População Negra: Presente! Salve Marielle Franco e Igor Mendes. Em todo Brasil, o mês de novembro é reverenciado como um mês de intensificação das lutas da comunidade negra por equidade, igualdade de diretos e respeito à diversidade social, de gênero, cultural e religiosa. Inicialmente celebrava-se somente a data do 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares no Quilombo de Palmares na Serra da Barriga, em Alagoas, no ano de 1698. Zumbi é reverenciado como um dos maiores heróis do povo negro no Brasil por sua luta e resistência contra o domínio português.

Em Ouro Preto, Município construído pelas mãos africanas e que tem 72% de sua população autodeclarada preta, as celebrações do novembro negro exaltam a ciência e a inteligência africana trazidas para o Brasil, sobretudo no campo da mineração, e o grande legado deixado pelos nosso ancestrais negros, seja na língua, na cultura, na culinária, na religiosidade, nos saberes e conhecimentos.

A programação que teve inicio dia 01 de novembro de 2018 com o Fórum das Letras, cujo auge foi no dia 03 com a presença da escritora Conceição Evaristo, fazendo palestra em duas sessões na Casa da Ópera, segue ate o dia 30, com mesas, rodas de conversa, exposições, mostra de filmes, debates, shows, espetáculos teatrais, atividades em escolas da sede e dos distritos. Esse ano Ouro Preto bate o recorde de parceiros na realização do novembro Negro. Diversas instituições e entidades abraçaram a causa voluntariamente, trazendo ao público uma programação de excelente qualidade e com maioria de eventos gratuitos.

Para mais informações acesse a página do evento no Facebook:
https://m.facebook.com/Novembro-Negro-2018-336403990426863/

Álbum de fotos

Alerta Meteorológico

Estado de alerta
 
 
  
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×