Projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Ouro Preto viram modelo para cidades vizinhas
Em 10/10/2018

A equipe da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação tem trabalhado para informatizar e integrar os sistemas da Prefeitura de Ouro Preto. Desde 2017, os técnicos vêm desenvolvendo softwares e investindo em infraestrutura para melhor atender aos servidores e cidadãos.

O resultado desse trabalho já começa a ser visto pela população e elogiado pelas cidades vizinhas. Na última semana, a STI recebeu a equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Mariana para explicar sobre os projetos e parcerias que possibilitaram tantas inovações ao Município. Entre elas: o desenvolvimento próprio do portal institucional e da transparência; o aplicativo da Defesa Civil - Ouro Preto; a instalação do anel de fibra óptica interligando os setores públicos; a expansão do sinal de telefonia móvel da Vivo a mais três distritos; e a criação de uma plataforma digital para integrar as ações e centralizar os dados da Educação.

Rafael Gomes, coordenador dos projetos, fala sobre os desafios enfrentados pela equipe. “A infraestrutura de tecnologia da Prefeitura estava totalmente defasada e ineficiente no atendimento às necessidades dos servidores e, consequentemente, à população. Ainda há muito a ser feito, mas vemos que estamos no caminho certo e os resultados começam a aparecer”. Além de melhorias no ambiente interno da Prefeitura, pelo aumento da eficácia organizacional, na agilidade dos processos e na eliminação da burocracia, o uso estratégico da TI melhora diretamente o atendimento à população e os serviços prestados ao cidadão.

As duas cidades estudam agora uma parceria entre elas para que possam compartilhar soluções tecnológicas, aprimorando ainda mais os serviços.

Estado de atenção