Prefeitura de Ouro Preto lança aplicativo para alertar população sobre riscos geológicos
Em 11/09/2018

A população de Ouro Preto agora conta com uma importante ferramenta para acompanhar as áreas de risco no município e se prevenir de possíveis acidentes. A Prefeitura acaba de lançar o aplicativo “Defesa Civil - Ouro Preto”, uma tecnologia que vai facilitar a comunicação do órgão com os cidadãos enviando alertas em tempo real sobre possíveis alterações geológicas e situações de risco urgentes.

Totalmente desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Prefeitura, sem custo para os cofres públicos, o aplicativo mostra todas as áreas de risco da cidade e de alguns distritos, de acordo com o mapeamento feito pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). É possível clicar em qualquer local do mapa e saber quantas casas e pessoas residem ali, quais os riscos, visualizar fotos e informações adicionais.

O aplicativo também mostra em tempo real as informações sobre as chuvas na região. Isso é possível graças à integração dos sistemas da Prefeitura e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), por meio dos dados coletados pelos pluviômetros espalhados por Ouro Preto e pelos distritos de Cachoeira do Campo, Rodrigo Silva, Glaura, Santo Antônio do Leite e Amarantina.

A população poderá colaborar, enviando fotos, vídeos e informações de eventos que venham a acontecer, de forma a informar a Defesa Civil e alertar a população.

Os interessados em conhecer o aplicativo da Defesa Civil já podem baixá-lo na PlayStore (sistema Android). Para IOS (Iphone), o sistema ainda está sendo desenvolvido e deverá estar disponível nas próximas semanas.

Clique aqui para mais fotos

Estado de atenção