Conferência reúne a classe cultural para elaboração do Plano Municipal de Cultura
Em 05/07/2018

No dia 30 de junho, foi realizada a V Conferência de Cultura, um trabalho conjunto da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, com o Conselho Municipal de Política Cultural.

O evento aconteceu no auditório da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e reuniu representantes dos mais diversos setores relacionados à área cultural. Foram apresentadas as propostas que irão orientar a elaboração do Plano Municipal de Cultura, documento a ser formalizado para conduzir as políticas públicas para o segmento, bem como a aplicação de recursos para a cultura em Ouro Preto, nos próximos 10 anos.

O secretário Zaqueu Astoni, responsável pela pasta da Cultura e do Patrimônio, conta que os trabalhos começaram com as pré-conferências, realizadas primeiramente nos distritos mais longínquos, até chegar à sede. “Percorremos todo o município, foi feito um mapeamento de todas as demandas referentes à cultura e ao patrimônio, para garantir que o Plano Municipal de Cultura possa atender prontamente todos os anseios da população”, disse o secretário.

Para o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Ricardo Campolim, a Conferência representou um marco histórico para Ouro Preto, lembrando que essa interlocução era uma reivindicação antiga dos artistas, grupos tradicionais e produtores culturais. Para ele, “é importante, agora, que o trâmite do processo seja ágil”. Ricardo promete encaminhar, nos próximos dias, uma minuta do projeto de lei ao Executivo: “o Plano Municipal de Cultura, deverá incluir metas e ações voltadas para a profissionalização do segmento cultural, além de habilitar o município para o recebimento de repasses estaduais e federais. Será uma conquista de toda comunidade ouro-pretana”.

O vereador Chiquinho de Assis, que participou da mesa de abertura da Conferência, se colocou à disposição para receber, encaminhar e acompanhar o projeto de lei até o documento ser aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito: “Esse é o trabalho de quem milita na área da Cultura, de quem não desiste, ajudar a conquistar e construir políticas públicas que tenham ampla representatividade dos fazedores de cultura da nossa cidade”.

Estado de atenção