Casa da Ópera, o mais antigo teatro em atividade das américas completa 248 anos
Em 13/06/2018

A Casa da Ópera de Vila Rica foi construída pelo português João de Souza Lisboa, com apoio do conde de Valadares, governador da Capitania, e de seu secretário, o poeta Cláudio Manoel Costa. Situada próximo à Igreja do Carmo, foi inaugurada no dia 6 de junho de 1770, na comemoração do aniversário do Rei Dom José I. É o mais antigo teatro em funcionamento das Américas, foi espaço de espetáculos para a elite local e palco para atos políticos como o de Rui Barbosa na Campanha Civilista no início de 1900. Nele representaram-se peças do inconfidente Cláudio Manuel da Costa e o primeiro onde atrizes negras se apresentaram, no século XVIII.

Ao longo dos tempos, a edificação sofreu várias alterações em sua estrutura física, mas manteve sua fachada praticamente inalterada.

Em 1983, durante uma reforma, foram descobertas pinturas antigas, de autoria desconhecida, provavelmente realizadas entre 1854 e 1862, representando a Comédia e o Drama.

Em 2006, a Prefeitura do Ouro Preto, em parceria com o IPHAN e o Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, realizou a restauração completa no edifício, que passou a contar um anexo para atender às necessidades do público e das produções artísticas.

Em 2014, vítima do descaso, com problemas estruturais e de segurança, a Casa da Ópera de Ouro Preto foi obrigada a fechar novamente suas portas. Só foi reaberta no ano passado e, de janeiro de 2017 a maio de 2018, mais de 10 mil pessoas tiveram a oportunidade de visitá-la, e assistir aos espetáculos que ali foram realizados sem ônus para o Município, graças à política de sustentabilidade adotada pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, que cumpre a missão de zelar pelo valioso monumento.

E, do dia 06 ao dia 10 de junho de 2018, centenas de pessoas compareceram às atividades comemorativas dos 248 anos da Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto, neste Ano do Patrimônio Cultural.

Alerta Meteorológico

Estado de atenção
 
  
 
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×