Ouro Preto promove encontro para debater gestão pública
Em 07/06/2018

Munícipes de todo o Brasil, conselheiros, estudantes entre outros interessados em políticas públicas têm um Encontro marcado em Ouro Preto, pois a cidade sediará a segunda edição do “Encontro sobre Governança Social”. Realizado pela Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, em parceria com a Universidade de Oxford, o evento terá como tema os “desafios na gestão de uma cidade patrimônio cultural”, e acontecerá nos dias 12 e 13 de junho, no auditório do Paço da Misericórdia, com a programação gratuita e aberta a população.

Segundo Débora Queiroz, arquiteta da Secretaria de Cultura e Patrimônio e uma das coordenadoras do evento, o Encontro tem como objetivo discutir com a sociedade os desafios da gestão pública contemporânea. Além disso, o projeto é realizado com vistas a aproximar as esferas institucionais do cidadão, discutir experiências de sucesso, bem como refletir sobre os processos de participação social na atuação dos agentes públicos.

Em relação ao tema do evento, “Desafios na Gestão de uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade”, Zaqueu Astoni Moreira, Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, explica que tal temática foi escolhida com base nas discussões do primeiro Encontro, em ocasião na qual ficou evidenciado o clamor da sociedade pelo aprofundamento das discussões sobre esse tema, bem como do desenvolvimento de ações (permeadas pela participação popular) do poder público nessa aérea.

No âmbito da administração pública, gestão de uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade é uma questão intersetorial. Desse modo, a formulação das políticas públicas nessa temática demanda uma discussão multidisciplinar, questão a qual está no cerne da programação II Encontro sobre Governança Social, que é resultado de um cuidadoso trabalho de curadoria.

Para participar, os interessados devem enviar nome completo e profissão/atividade para o e-mail “governancaouropreto@gmail.com” ou poderão se inscrever nos dias do evento, em caso de existência de vagas disponíveis, que inicialmente são de 90. Como resultado do II Encontro, espera-se a divulgação das melhores práticas, com objetivo de que essas possam ser replicadas, considerando, evidentemente, a realidade de cada de município. Além disso, o evento espera proporcionar a politização das ações do poder público por meio da participação popular no Encontro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

17:30 - Mesa de Abertura

Facilitador: Zaqueu Astoni - Secretário de Cultura e Patrimônio de Ourp Preto.

18:20 - Perguntas e Respostas.

19:00 -  Encerramento.

13 de Junho

09:30 - Mesa: Desenvolvimento Socioeconômico e sua interface com o Patrimônio Cultural.

10:50 - Perguntas e Respostas

11:30 - 13:00 -  Intervalo / Almoço

13:00 - Mesa: Controle Social e Gestão Democrática da Cidade.Facilitador: Débora Queiroz - Arquiteta da Secretaria de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto

15:00 - 15:30 - Intervalo