A Fé que Canta e Dança: Festejos do Reinado do Rosário e Santa Efigênia envolvem Ouro Preto até o próximo domingo
Em 11/01/2018

Grupos de congados, guardas de moçambique, marujadas e caboclos têm encontro marcado em Ouro Preto no próximo domingo (14). A cidade recebe o encerramento de mais uma edição dos festejos de Reinado de Rosário e Santa Efigênia, manifestação da cultura popular que encanta a comunidade há várias gerações. Cortejos, congados, missa festiva e descendimento de mastros preenchem a programação ao longo de todo o dia.

Preservar as seculares tradições festivas e religiosas de Ouro Preto é algo fundamental, e por isso as comunidades dos bairros Alto da Cruz, Padre Faria e Piedade, junto com a Associação Amigos do Reinado, Paroquia de Santa Efigênia, Irmandade Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, juntam esforços em prol da revitalização da Festividade do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia do Alto da Cruz “A Fé que canta e Dança”, também conhecida como Festa da Coroação de Chico Rei, criador do congado em Vila Rica e em Minas Gerais nos idos de 1821.

A previsão é que cerca de 3 mil pessoas participem do evento, realizado pela Associação dos Amigos do Reinado em conjunto com a Prefeitura de Ouro Preto, através das Secretarias de Cultura e Patrimônio e de Turismo, Indústria e Comércio.

5h

Alvorada Saída da Escola Desembargador Horácio Andrade em direção à Igreja de Santa Efigênia.

8h

Chegada das Guardas Visitantes.

9h

Saída do cortejo da Capela do Padre Faria em direção à Mina do Chico Rei, buscar o o Reinado Congo de Ouro Preto.

12h

Benção aos Congadeiros de Ouro Preto e ás Guardas Visitantes.

12h30

Cortejo com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito.

15h

Missa Festiva com a participação dos Congados.

16h

Descendimento dos mastros e encerramento.

Foto: Marcelo Tholedo

Estado de alerta