Ouro Preto realiza torneio regional e projeto social de karatê

Ouvir conteúdo
Por VICTOR STUTZ.em 11/09/2019

No próximo domingo, 15 de setembro, Ouro Preto sediará a 1ª Copa Pedro Andrade de Karatê, que acontece a partir das 9h00, no ginásio do IFMG Campus Ouro Preto (Rua Pandiá Calógeras, 898 - Bauxita - Morro do Cruzeiro).

Trata-se de um torneio realizado anualmente pela Federação Mineira de Karatê, entidade filiada à World Karate Federation, nesta edição, organizado pela Academia Karatê Dô Nova Geração, com apoio da Prefeitura Municipal.

Conversamos com Celso Alves, um dos idealizadores da Copa. Celso é bastante conhecido por sua atuação no campo musical, como compositor e instrumentista, parceiro de nomes famosos do movimento Clube da Esquina. Porém, poucos sabem que ele também é ‘sensei’, faixa preta de karatê. Sobre o evento, Celso conta que o torneio tem suas origens nas disputas que ocorreram em Ouro Preto em 2005 e 2006, e que, logo depois, partiram para outras cidades como Nova Lima, João Monlevade, Itabira, Sete Lagoas, Belo Horizonte e várias outras: “O nome escolhido é uma homenagem ao pioneiro do karatê em Ouro Preto, aquele que formou a primeira equipe local nas décadas de 60 e 70, e chegou a ser presidente da Federação Mineira de Karatê”.

Pedro Andrade, hoje aposentado, integrou uma das primeiras safras de alunos do sensei Akio Yokoyama, responsável pela chegada do karatê em Minas Gerais. Akio foi um dos mais conceituados mestres dessa arte, fundou a primeira academia mineira, a Tenri Dojo Karatê, em 1966, em Belo Horizonte, cidade onde viveu desde a sua chegada do Japão, em 1965, até o seu falecimento, em 2012.

A entidade escolhida pela Federação Mineira para organizar a Copa Pedro Andrade, em 1ª edição, é a Academia Karatê Dô Nova Geração, de Ouro Preto, que surgiu a partir de um valoroso projeto social, criado e conduzido pelo professor Ronaldo Giordana. Este projeto ainda acontece, com apoio da Prefeitura, e proporciona às crianças e jovens ouro-pretanos oportunidade de participar, no período do contraturno escolar, de aulas gratuitas que promovem o desenvolvimento e a socialização por meio da prática do karatê.

As atividades do projeto da Academia Karatê Dô Nova Geração ocorrem das 18h00 às 19h00, para a criançada, e os treinos para adolescentes e adultos das 19h30 às 22h00, sempre às terças e quintas, no CRAS Padre Faria (Rua Nossa Senhora do Parto, 245).

Álbum de fotos

Alerta Meteorológico

Estado de observação
  
 
 
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×