75 anos de zelo com a nossa história

Ouvir conteúdo
Por Nízea Coelho.em 13/08/2019

A última sexta-feira foi de comemoração em Ouro Preto. Em cerimônia emocionante realizada no Museu da Inconfidência, comemorou-se 75 anos deste órgão que foi o primeiro do gênero a se instalar fora do litoral e é hoje o segundo museu mais visitado do país. A ouro-pretana Margareth Monteiro foi homenageada pela dedicação ao Museu, o qual agora está à frente como diretora.

A comemoração foi marcada pela transferência do quadro “Leitura da sentença de Tiradentes”, de Leopoldino de Faria (1836-1911), agora restaurado, da sala da presidência da Câmara de Vereadores de Ouro Preto para a Sala da Inconfidência Mineira do Museu da Inconfidência, onde poderá ser visto por toda a população que visitar a forca do suplício de Tiradentes.

”O resgate dessa tela, com a compreensão e sensibilidade da Câmara de Ouro Preto, tem uma longa data. As primeiras sementes foram plantadas há seis anos, ainda na gestão do Dr. Rui Mourão, com grande apoio do nosso amigo Angelo Oswaldo e do atual prefeito Júlio Pimenta, à época presidente da Câmara”, lembrou Margareth, e completou: “estamos tentando fazer o resgate dessa tela não por uma questão de vaidade, mas para preservar, conservar e abrir acessibilidade a uma obra tão importante do séc. XIX e que antes era restrito apenas a um grupo limitado de pessoas”.

“É impossível dissociarmos o Museu da Inconfidência da memória da Inconfidência Mineira e da memória de Tiradentes”, lembrou o historiador e atual presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Ferreira.

A restauração do quadro foi realizada por Aldo Araújo e contou com financiamento da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.

O prefeito Júlio Pimenta lembrou também da importância cultural de Ouro Preto na preservação do patrimônio histórico. “Estamos com 13 museus em Ouro Preto, e pretendemos inaugurar agora o Museu Caminhos da Fé, com peças sacras doadas pelo casal Boulieu”.

Já o presidente do IBRAM, Paulo César Brasil do Amaral, agradeceu ao IPHAN (na presença da Célia Corsino, superintendente do IPHAN em Minas Gerais) e lembrou do incêndio no Museu Nacional, abordando as medidas que estão sendo tomadas para minimizar os riscos à comunidade museológica. “Esse incêndio serviu para abrir os olhos de toda a comunidade internacional. Teremos agora, no Japão, a Conferência Internacional do ICOM, cujo foco será este”.

Durante a cerimônia, Os Correios lançaram um selo comemorativo aos 75 anos do Museu, completados no dia 11 de agosto.