Coleta Seletiva

Iniciado no ano de 2017, o Programa Ouro Preto Recicla foi criado com o intuito de ofertar a coleta seletiva no Município de Ouro Preto. Atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto celebra parceria com duas associações de catadores, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Rancharia (ACMAR) e a Associação de Beneficiamento e Reciclagem do Lixo e Meio Ambiente e Preservação Ambiental da Cidade de Ouro Preto (Associação de Catadores do Padre Faria), além de prestar apoio ao Clube da Melhor Idade Renascer.

No primeiro semestre de 2017 foram destinados às indústrias recicladoras um total de 198,0 toneladas de material reciclável, evidenciando um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano de 2016.

Atualmente, as associações possuem em seu quadro de catadores um total de 17 pessoas que contribuem com a coleta, segregação e enfardamento dos materiais recolhidos porta a porta nos 10 bairros atendidos pela coleta seletiva na cidade de Ouro Preto e no distrito de Lavras Novas. Os bairros atendidos pela coleta porta a porta na cidade de Ouro Preto são: Água Limpa, Barra, Cabeças, Centro, Estação, Lagoa, Padre Faria, Pilar, Rosário e São Cristóvão.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as Associações de Catadores convidam a população a participar do Programa Ouro Preto Recicla separando os materiais recicláveis para coleta conforme as recomendações abaixo:

O que separar para a coleta

Papel: embalagens Tetra Pak, caixas de papelão, jornais, revistas e todas as embalagens de papel;

Plástico: garrafas PET, copos, potes, sacolas plásticas, tampas, canos de PVC, embalagens de produtos de limpeza e higiene;

Metal: latas de alumínio, embalagens de desodorante, panelas, chapas de aço, itens de ferro, cobre e aço;

Vidro: garrafas, embalagens de perfumes, copos e cacos (devidamente embalados).

O que não separar para a coleta

Restos de alimentos, papel higiênico, fraldas descartáveis, papéis contaminados com alimentos ou engordurados, papel carbono, fotografia, espelhos, louça ou porcelana, restos de tecido e madeira.

Abaixo você confere no mapa os locais para coleta seletiva:

Alerta Meteorológico

Estado de observação
saiba mais
  
 
 
 

Clima da cidade

Receba notícias da Prefeitura

×